sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Postura na entrevista é diferencial competitivo


O jornal O Estado de São Paulo publicou uma matéria muito interessante e que tem tudo a ver com o que temos falado por aqui sobre entrevistas de emprego.
Trouxemos a matéria para vocês conferirem como de fato sua postura é importante no contato com os responsáveis pelo recrutamento!
”Sinais” certos para garantir emprego
Pesquisar sobre a empresa, mostrar segurança e saber expressar ideias ajudam na conquista de vaga
Phyllis Korkki
The New York Times
É sempre divertido ouvir gerentes de seleção de pessoal recordando os erros mais crassos que viram candidatos a empregos cometer numa entrevista, como comparecer de sandálias de dedo, ou falar num celular durante a reunião com o presidente da companhia. Mas esse tipo de ignorância é raro. Mais comuns são os tropeços ou omissões sutis que podem levar um candidato a perder para outro. Se uma pessoa enviar os sinais certos e se comportar da maneira certa, ela tem chance maior de abocanhar o emprego – mesmo com um currículo inferior.
Mas não existe um conjunto único de regras. Embora alguns padrões de cortesia sempre se apliquem (ser pontual, tratar todos com respeito), o sucesso pode depender da cultura da companhia e das preferências de quem faz a seleção. A habilidade para detectar esses fatores e agir de acordo com eles pode fazer a diferença.
Quando Susan L. Hodas, diretora de administração de talentos da NERA Economic Consulting, está selecionando, procura o encaixe cultural e a experiência certos. Em alguma medida vai pelo instinto, mas também identifica preferências. ”Eles deviam vir de terno.”
A linguagem corporal também é importante. Ela valoriza a atitude segura, mas não excessivamente informal, aliada ao bom contato visual. Também procura pessoas que saibam enunciar suas palavras (atenção, murmuradores) e que comuniquem pensamentos e ideias com clareza. No geral, ela diz que procura pessoas ”confiantes, mas não convencidas”.
Susan diz que ela e seus colegas aplicam ”o teste do aeroporto”. Eles se perguntam: ”Será que eu gostaria de ficar preso por 12 horas no aeroporto com essa pessoa se meu voo atrasar?” Ao que parece, ser você mesmo – ainda que uma versão formal, polida, alerta e atenciosa – é a melhor forma de se comportar em entrevistas. Dito isso, há algumas coisas que você pode fazer para conquistar alguma vantagem.
Você deve sempre pesquisar sobre a companhia (fácil de fazer na internet), e estar preparado para dar exemplos de como sua experiência se relaciona com o emprego. Também deve ser capaz de descrever concretamente como fez diferença em empregos anteriores.
Pesquisar a empresa ajudará quando o entrevistador perguntar se você tem alguma pergunta. Tenha perguntas, disse David Santos, diretor executivo de recursos humanos da Interbrand, empresa de gerenciamento de marcas. Não ter nenhuma mostra falta de interesse e de preparo, disse.
Assegure-se de que suas perguntas mostram conhecimento da companhia e seu interesse em contribuir para o sucesso dela. Você ficaria surpreso de quantas pessoas se concentram em si mesmas e não na empresa, diz Annie Shanklin Jones, que comanda o recrutamento da IBM nos EUA.
Tente estabelecer um terreno comum com seu entrevistador, disse Annie. Talvez vocês tenham frequentado a mesma universidade ou torçam para o mesmo time. Na entrevista, ”fortaleça suas indicações”, recomenda, encontrando formas de ressaltar as pessoas que conhece na empresa.
E se você não tiver essas vantagens? Annie disse que um candidato para um posto de vendas, após sua primeira entrevista, enviou um arquivo mostrando que superou suas cotas de vendas trimestre após trimestre. Esse foi um fator importante na decisão de contratá-lo, disse.


Nenhum comentário: