terça-feira, 25 de agosto de 2009

10 formas de impressionar na entrevista de emprego


Mesmo que você possua um currículo excelente e muito talento, se você se sair mal na entrevista de emprego dificilmente conquistará a posição desejada. Autores do livro “I Hate People! Kick Loose from the Overbearing and Underhanded Jerks at Work and Get What you Want Out of Your Job”, dão dicas e mostram que a equação é simples: você quer impressionar e não ser desagradável.
Então aqui vão 10 simples dicas que podem aumentar suas chances, desde utilizar a expressão certa a saber o que não dizer na entrevista.
1. Não sorria demais
Excesso de sorriso numa entrevista pode demonstrar nervosismo e falta de confiança. Sorria quando realmente existir motivo para isso.
2. Não fale ‘bobagens’
A empresa precisa conhecer sua experiência. Por isso, não ocupe o tempo da entrevista falando bobagens. Encontre caminhos para falar sobre coisas sérias relacionadas à companhia. Um pouco de silêncio pode ser melhor do que dizer coisas sem importância.
3. Escolha bem a roupa para não transpirar
Suor pode ser um sinal de fraqueza e nervosismo. Uma sugestão para evitar esse problema é praticar a entrevista com seus amigos antes e vestir a roupa que irá utilizar na entrevista. Opte por um traje mais fresco.
4. Não imponha bloqueios
Entrevistadores procuram candidatos ansiosos por projetos e trabalhos desafiadores. Pratique dizer sempre “sim” para questões sobre tarefas e trabalho a ser desenvolvido.
5. Não faça perguntas insignificantes
Perguntar sobre a localização do refeitório ou da sala de reuniões dará a idéia de falta de preparação. Não pergunte sobre elementos de rotina ou funções da companhia: onde são as coisas, o tamanho dos espaços ou os horários de intervalo.
6. Não minta
Mentir não fará você conseguir um emprego. Nunca aumente seu currículo ou suas realizações. Isso pode arruinar sua entrevista inteira.
7. Não seja um mau comediante
Humor tende a ser muito subjetivo e por isso é preciso cuidado com o conteúdo da piada. Você provavelmente não sabe nada sobre a sensibilidade de seu entrevistador, muitos menos o que o faz rir. Utilize o humor de forma amena e descontraída.
8. Não seja o ‘expert’ da manutenção
Se você começa a falar sobre a temperatura ideal do escritório, a cadeira perfeita para as costas e como as garrafinhas de água devem ser completados com água mineral importada, há chances de receber um sorriso educado e a porta de saída, independentemente de suas qualificações. Ninguém quer contratar alguém tão meticuloso no espaço de trabalho.
9. Não perca tempo
Em toda entrevista de emprego é dada a oportunidade de se fazerem perguntas. Faça as suas de forma inteligente, objetivamente e observe a pessoa para saber quando já perguntou o suficiente.
10. Não fale mal de seu antigo emprego
Falar mal de seu ex-empregador não pega nada bem. Se você faz parecer que seu antigo trabalho era o inferno na Terra, o entrevistador pode se sentir tentado a ligar para eles procurando saber quem era o verdadeiro ‘diabo’.
Sobre os autores:Jonathan Littman e Marc Hershon são autores do livro I Hate People! Kick Loose from the Overbearing and Underhanded Jerks at Work and Get What you Want Out of Your Job.Mais informações no site em inglês: http://www.ihatepeople.biz/

Nenhum comentário: