segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Feedback: vale a pena pedir e escutar!

Nos processos seletivos para estágio ou trainee, os candidatos esperam pela chance de receber um feedback – que pode ser entendido como a visão de um consultor sobre algum ato ou comportamento realizado pelo candidato, ou mesmo seu desempenho em alguma atividade.
Alguns candidatos não retornam e não solicitam informações sobre sua performance, ok, é uma escolha. Outros, porém, retornam, mas não aceitam o que lhes é passado. Recebem as informações com “maus ouvidos” rebatendo a cada item sobre sua atuação.
Os processos seletivos são baseados em perfis: o candidato pode apresentar ou não os quesitos solicitados, mas nem por isso ele é ruim, apenas não preenche as características exigidas, ou há casos que o candidato não conseguiu demonstrar a habilidade buscada.
O feedback é uma opinião, uma idéia que foi elaborada a partir de comportamentos observados em um processo seletivo, não é um julgamento único e final. É a visão do consultor, que não conhece o candidato intimamente, mas que precisa selecionar pessoas com potencial e competências condizentes às necessidades da empresa contratante. O feedback pode indicar traços de sua personalidade, que nem mesmo você conhecia, ou lutava para não admitir… Pois é, alguma hora isso aconteceria!
O feedback pode funcionar como um coaching, agregando informações para seu autoconhecimento, aprimorando conhecimento sobre as necessidades do mercado, indicando itens positivos e negativos do seu perfil. Estar aberto aos aprendizados da vida faz parte do desenvolvimento pessoal e profissional.

Flávia C. Ghirardello
Consultora da Foco Talentos

Um comentário:

Blogue Sheiser Torino disse...

Gostei do blog mas quero deixar uma critica basica, rsrs, acho que se mudar a fonte fica melhor, achei muito cansativo esse tipo de letra, cansa a vista!
Vlw